Imprimir esta página

Histórico

Em 1997, o Brasil sentia o impacto da epidemia de AIDS e a necessidade de oferecer treinamento aos profissionais envolvidos no diagnóstico da infecção. Na época, a Dra. Miriam Franchini coordenava a Unidade de Laboratório do Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde e apresentou à então Diretora do programa, Dra. Lair Guerra de Macedo Rodrigues, a ideia TELELAB. Um grupo multidisciplinar composto pela pedagogas Maristela Marteleto, Maria Lucia Ribnick e pelos cientistas Luiz Fernando Góes Siqueira, Luiz Alberto Peregrino Ferreira, Maria Luiza Bazzo e Oscar Jorge Berro, foi reunido para desenvolver um sistema de ensino a distância que permitisse o treinamento em escala dos profissionais envolvidos no diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a AIDS.

Havia necessidade de padronizar as condutas e melhorar a qualidade do diagnóstico laboratorial, em todo o país. Na primeira etapa do TELELAB, foram criados e produzidos oito cursos: Técnicas para coleta de secreções, Técnicas para coleta de sangue, Técnica de coloração de Gram, Cultura, isolamento e identificação de Neisseria Gonorrhoeae, Diagnóstico laboratorial de Chlamydia trachomatis, Diagnóstico sorológico da sífilis e os dois cursos sobre diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV: testes de Triagem e testes Confirmatórios. Essa primeira série de cursos foi entregue ao público no dia 7 de abril de 1997 e contou com a colaboração de inúmeros especialistas de diferentes instituições que estão devidamente creditados nos materiais disponíveis. Nessa ocasião, o TELELAB conquistou o prêmio Hélio Beltrão de inovação em virtude da sua criatividade, alcance e tecnologia utilizadas e também foi contemplado com o Prêmio About de comunicação.

A necessidade do desenvolvimento de novas séries foi apontada por demanda da própria rede de saúde pública. Com o Dr. Pedro José Novaes Chequer na direção do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV) e ainda sob a Coordenação da Drª. Miriam Franchini, novos cursos foram produzidos: Biossegurança, Controle de qualidade de testes sorológicos e Utilização e Monitoramento de Equipamentos são alguns dos oito títulos apresentados na segunda série do TELELAB. Para atender a área e em parceria com a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados, uma terceira série, também sob a mesma coordenação foi elaborada. Todos os cursos eram oferecidos em vídeos em VHS e, posteriormente, em DVD e manuais que eram enviados gratuitamente pelo correio, para todo o território nacional.

Em 2008, houve a necessidade de revisão e atualização de alguns conteúdos e a Dra Lilian Amaral Inocêncio, sob o comando da então diretora do DDAVH Drª Mariângela Batista Simão, demandou a produção de cinco novos títulos que foram coordenados pela Profa. Dra. Maria Luiza Bazzo: Biossegurança, Coleta de sangue, sífilis e dois cursos sobre o diagnóstico do HIV, incluindo os testes rápidos que começaram a ser utilizados em locais sem infra-estrutura laboratorial.

A partir de 2011, visando a ampliar o acesso às informações técnicas do TELELAB, foi criada a plataforma TELELAB na internet, sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Alberto Peregrino Ferreira e com o Dr. Dirceu Greco como diretor do DDAHV.

Em 2013, o Dr. Fabio de Caldas Mesquita assumiu a direção do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Com o entendimento de que o TELELAB era imprescindível para o treinamento dos profissionais envolvidos no diagnóstico e monitoramento das DST, Aids e das Hepatites Virais, buscou junto ao então Secretário de Vigilância em Saúde Dr. Jarbas Barbosa, os recursos necessários à revitalização desse projeto. Novamente, com a Dra Miriam Franchini à frente da Coordenação de Laboratório do DDAHV, visando à expansão da abrangência didática e de público, o TELELAB passou por mais uma revolução: atualizou e ampliou os conteúdos técnicos, atualizou metodologia utilizada, modernizou a estrutura tecnológica e atingiu públicos fora do território nacional. Mais uma vez o TELELAB reforça sua marca no mercado de educação continuada como uma ferramenta livre, gratuita, democrática e consciente das demandas sociais. Sob a Coordenação do Prof. Dr. Luiz Alberto Peregrino Ferreira, 11 novas aulas foram produzidas.

Atualmente, o projeto TELELAB é coordenado pela Profa. Dra. Lucy Maria Bez Birolo Parucker e representa uma alternativa para a capacitação a distância de profissionais que atuam na área de saúde. Fundamentado nos princípios da capacitação e atualização, implantados para aperfeiçoamento profissional, é reforçado por práticas pedagógicas atuais e temas pontuais visando a atualização de profissionais do segmento. Todos os cursos são gratuitos e estão disponíveis online.